JORNET - Jornal Escolar AEJMS

NOTÍCIAS

JORNET - Jornal Escolar AEJMS

SEMANA DA LEITURA

Mai/2017 por Biblioteca



A Semana da Leitura conheceu, no passado mês de março (27 a 31), uma animação especial nas Escolas do Agrupamento José Maria dos Santos.
As atividades foram organizadas pela Biblioteca Escolar e subordinaram-se ao tema “LER POR PRAZER/LER PARA SER”.

O Encontro com a Escritora Dina Barco marcou o início da Semana. De entre os livros apresentados, Diário de Sara, a Verde foi o que esteve no centro da conversa que a autora manteve com os alunos. Sempre em interação com eles, destacou que “Os livros podem ser lidos à luz de um candeeiro ou de uma vela. Fazem-nos crescer, sonhar… Quanto mais se lê mais probabilidades há de sermos atacados pelo vírus da leitura.”

A poesia marcou também presença:


  • A leitura do livro Se tu visses o que eu vi, de Lourdes Custódio, permitiu aos alunos das escolas do 1º ciclo do Agrupamento “dizer poesia”, jogando com os sentidos, os sons e os ritmos das palavras e, assim, aprender de uma forma lúdica. A partir dessa leitura e num ateliê de escrita criativa puderam dar asas à imaginação, redigindo os seus poemas.



  • Os alunos do 8ºB e a respetiva professora de Espanhol declamaram poemas nessa língua. Surpreenderam pelo modo natural e sereno como comunicaram e pela maneira graciosa como articularam as palavras.


Foi ainda feita a dramatização do conto tradicional Macaco de Rabo Cortado, pela turma 6ºM, com refrão musicado pelo professor de Educação Musical. Todos tiveram oportunidade de partilhar as suas emoções e a sua alegria.
 
Por fim foi a vez dos nossos rappers, professor de História e alunos do 6ºK, que fizeram questão de celebrar a palavra feita poesia. Num discurso rítmico e cadenciado, próprios do RAP, entoaram a primeira parte (Proposição) de Os Lusíadas, proporcionando aos presentes momentos de boa disposição.

E não faltaram os alunos Apanhados a Ler e a exposição de frases de famosos sobre a leitura!

Assim foi a festa em que as PALAVRAS, a POESIA e a MÚSICA se conjugaram harmoniosamente.

Esperamos que o bichinho da leitura tenha contagiado muitos dos nossos leitores.

Parabéns a todos!


# ACONTECEU NA BE



ENCONTRO COM O ESCRITOR E PADRE JOSÉ LUÍS BORGA


JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top