JORNET - Jornal Escolar AEJMS

ESTÓRIAS DA HISTÓRIA

JORNET - Jornal Escolar AEJMS

Novembro, o nono mês do ano. Nono?

Nov/2017 por Departamento Ciências Sociais e Humanas



Qual é a história do mês de novembro e, já agora, dos outros meses do nosso calendário? Se os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro contêm nos seus nomes os números sete, oito, nove e dez, respetivamente, porque é que setembro não é o sétimo mês, mas o nono? E outubro não é o oitavo, mas o décimo, e novembro não é o nono mas o décimo primeiro?

A explicação está no antigo calendário romano, ao qual fomos buscar os vocábulos herdeiros dos termos september, october, november e december. Na primeira versão do calendário romano, que tinha apenas dez meses, o ano começava em março e terminava em dezembro.

De martius a junius, os nomes dos meses homenageavam deuses romanos.

Quando, ainda no século VIII a.C., januarius e februarius foram acrescentados ao calendário, a situação ficou mais confusa: às vezes os novos meses apareciam no início da série, às vezes no fim, fechando o ciclo anual. De todo modo, os nomes “numéricos”, já consagrados, foram mantidos.

Este calendário romano esteve em vigor até o Imperador Júlio César dar início, em 46 a.C., à reforma que criou o calendário juliano onde se fixou januaris como primeiro mês do ano, februaris como segundo, e assim por diante…. Por decreto, quintilis acabaria renomeado julius (em homenagem a si próprio, modesto, o rapaz…) e sextilis viu o seu nome alterado para augustus (para honrar Augusto, seu herdeiro e sucessor).

O nosso calendário é o calendário gregoriano, criado em 1582, que manteve os nomes dos meses do calendário romano.

E é por isso que o nono mês, novembro, é, hoje em dia, o décimo primeiro mês do nosso calendário.

Adaptado pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas – Disciplina de História


JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top