Mai/2016 por Departamento Ciências Sociais e Humanas
De 7 a 11 de Março, realizou-se na nossa escola, junto à biblioteca, uma exposição sobre o Holocausto. Esta tinha como objetivo sensibilizar os alunos para o que foi o Holocausto, as suas causas e consequências.
O Holocausto foi o genocídio/assassinato de cerca de 6 milhões de judeus, durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1945). Além do assassinato em massa dos judeus, foram também presos ou exterminados todos aqueles que os nazis consideravam de “raça inferior” ou “inúteis à sociedade”, como por exemplo, homossexuais, eslavos, ciganos, comunistas, deficientes mentais e físicos.
Inicialmente, os judeus foram confinados a viver em guetos, ou seja, em bairros isolados projetados apenas para a vivência deste grupo étnico; contudo, em 1942, os nazis adotaram a “Solução Final”, enviando para campos de concentração todas aquelas pessoas consideradas “inferiores” e planeando o seu extermínio. Na “Solução Final” pôs-se em prática o maior genocídio de sempre, matando os judeus de uma forma completamente industrial, em câmaras de gás, e depois queimando os corpos em fornos crematórios.
A exposição consistiu na apresentação de cartazes elaborados pelos alunos das turmas B e C do 9º ano, que mostraram como era a vida nos campos de concentração, explicaram as consequências da ideologia nazi, lembraram os sobreviventes e também aqueles que ajudaram a salvar a vida a muitos judeus. Além de informar os alunos de outros anos de escolaridade sobre o tema abordado, os cartazes tinham também o intuito de sensibilizar para o tema toda a comunidade educativa. Porque há momentos na História que nunca devem ser esquecidos.