Mai/2024 por Departamento Ciências Sociais e Humanas
Numa colaboração entre a editora Leya e o Departamento de Ciências Sociais e Humanas foi possível trazer o professor Francisco Cantanhede à Escola José Maria dos Santos, para falar de como era a escola no tempo do "Estado Novo".
A preleção do professor decorreu em sala de aula e envolveu a turma N do 6º ano, da professora Daniela Rodrigues.
Durante os cinquenta minutos de aula e mais uns pozinhos, o professor Francisco Cantanhede, partindo da sua própria experiência e tendo o suporte de fotografias reais, explicou aos alunos como era viver sem liberdade no regime do "Estado Novo", de como essa falta de liberdade, de humanidade se refletia na escola e na sala de aula.
A exposição do professor impressionou vivamente os alunos que participaram de forma muito ativa com comentários e perguntas.
Desde logo ficou combinado que o professor voltaria à escola no próximo ano letivo para, num contexto em que irão participar mais turmas, volte a expor o seu testemunho que tanto impressionou os alunos do 6ºN.
Testemunhos reais de pessoas que viveram os acontecimentos fortalecem, junto dos mais jovens os valores da liberdade e da democracia.