JORNET - Jornal Escolar AEJMS
JORNET - Jornal Escolar AEJMS

Lembrar a Primeira Guerra Mundial

Fev/2017 por Departamento Ciências Sociais e Humanas



A Primeira Guerra Mundial foi um conflito internacional que decorreu entre 1914 e 1918, opondo os Aliados (França, Grã-Bretanha, Rússia, Itália, Estados Unidos da América, entre outros) e as Potências Centrais (com destaque para a Alemanha, o Império Austro-Húngaro e o Império Otomano). Vista por alguns como “a guerra que iria acabar com todas as guerras”, rapidamente se tornou num dos conflitos mais sangrentos da História, envolvendo a mobilização de mais de 65 milhões de homens, de trinta países diferentes, sobretudo europeus.

Numa altura em que se comemora o seu centenário, as turmas B e C do nono ano lembraram a Primeira Guerra Mundial, através da realização de trabalhos que integraram uma exposição. As causas e características do conflito, com particular destaque para as desumanas condições da “guerra de trincheiras”, o armamento e as novas tecnologias, a propaganda de guerra e o papel das mulheres foram algumas das temáticas abordadas. Foi também destacada a participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial, caracterizando o Corpo Expedicionário Português e as suas principais ações. Finalmente, a memória do conflito na literatura e no cinema foi outro dos temas abordados pelos alunos.

O armistício assinado em novembro de 1918 trouxe a paz e a vitória dos Aliados, mas também a constatação dos milhões de mortos e feridos que a guerra causou, das atrocidades cometidas e da devastação causada. As alterações foram muitas: novos países surgiram, outros viram as suas fronteiras alteradas e a Europa perdeu a hegemonia económica e política que anteriormente possuía. Mas, infelizmente, as guerras continuaram: pouco tempo depois, surgiria um novo conflito mundial, com efeitos ainda mais atrozes, e nos dias de hoje, em tantos locais do mundo, a guerra é ainda uma realidade.


JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top