JORNET - Jornal Escolar AEJMS

1º CICLO

JORNET - Jornal Escolar AEJMS

Em janeiro aconteceu…

Fev/2017 por 3º e 4º ano - EB António Santos Jorge



Chegou o Inverno!

Na EB António Santos Jorge o mês de janeiro pareceu voar. Muita coisa foi feita. Muito se aprendeu. Muito se questionou e todos cresceram mais um bocadinho.

Partindo do estudo dos órgãos dos sentidos, mais propriamente o da visão, os alunos das várias turmas descobriram que “nem tudo o que parece é”. A ilusão ótica tomou conta da escola.

Os alunos do 3.º ano pesquisaram sobre a vida e obra da escritora Matilde Rosa Araújo e leram a obra “As Fadas Verdes”, de acordo com as Metas de Educação Literária.

Já os alunos do 4.º ano estudaram e dramatizaram a obra “Serafim e Malacueco na Corte do Rei Escama” do escritor António Torrado.

No dia 18 de janeiro assinalou-se o Dia do Riso, tendo sido levantada a questão “O que nos faz rir?”. Para os mais pequenos a resposta está na “ponta da língua e na ponta do lápis”.

Para assinalar o dia 30 de janeiro, “Dia Escolar da Não-Violência e da Paz”foram desenvolvidas várias atividades ao longo da 2.ª quinzena.

Iniciou-se o “Correio dos Afetos”, sendo a correspondência distribuída entre a comunidade escolar à sexta-feira.

Na aula de Educação Moral Religiosa Católica debateram o tema da Não-Violência e elaboraram trabalhos em grupo. Com os professores titulares de turma desenvolveram o tema. Assistiram a um pequeno filme “O Nervosinho”, com o qual muitos se identificaram e ouviram o “Videoclipe D8 – O que tu quiseres”. Para além de poderem dançar, a maioria entendeu a mensagem de que às vezes basta querer e que o saber não ocupa lugar.

No dia 24 de janeiro os alunos do 4.º ano Turma E participaram na atividade “Personagens com História”, realizada no Castelo de Palmela. Apesar do frio valeu bem a pena pois vieram todos mais “ricos” em conhecimentos.


JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top