JORNET - Jornal Escolar AEJMS
JORNET - Jornal Escolar AEJMS

1º CENTENÁRIO DO FIM DA I GRANDE GUERRA MUNDIAL

Nov/2018 por Departamento Ciências Sociais e Humanas



No dia 11 de novembro comemora-se o 1º centenário do Armistício que pôs fim à I Grande Guerra Mundial (1914-1918).
Este conflito opôs dois grandes blocos militares: a Tríplice Entente (Reino Unido, França e Império Russo) e a Tríplice Aliança (Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Itália).
A partir de 1916, Portugal também participou nesta guerra para garantir a posse das colónias (Angola e Moçambique) e afirmação da jovem República, implantada em 1910.

Portugal enviou o C.E.P (Corpo Expedicionário Português), cujos soldados se bateram valorosamente nas trincheiras da Flandres. Também houve combates contra as tropas alemãs em Angola e Moçambique.

Na batalha de La Lys, os portugueses retardaram o avanço do poderoso exército alemão, à custa de muitas vidas, destacando-se o soldado Aníbal Augusto Milhais, mais conhecido como soldado Milhões que, com a sua valentia, salvou a vida de muitos camaradas seus.

No conflito, que terminou com a vitória do Reino Unido e da França, ajudados pelos Estados Unidos, saíram derrotados a Alemanha e a Áustria-Hungria, morrendo cerca de 20 milhões de pessoas, muitas delas vítimas de armas químicas (gaseamento), dos combates com recurso a novas armas, e ainda de doenças motivadas pela permanência dos soldados nas trincheiras.

As duríssimas condições impostas pelos vencedores à Alemanha, no Tratado de Versalhes, foi uma das motivações que, 21 anos depois, conduziriam à II Guerra Mundial.

Os professores do Departamento de
Ciências Sociais e Humanas.


JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top