JORNET - Jornal Escolar AEJMS

1º CICLO

JORNET - Jornal Escolar AEJMS

Sempre Zeca

Jun/2016 por EB Zeca Afonso



“Sempre Zeca” integra o Plano Anual de Atividades da EB Zeca Afonso. Tem como principal objetivo dar a conhecer aos alunos do pré escolar e do 1.º ciclo os aspetos mais significativos da vida do professor, do poeta e do cantor que é o patrono deste estabelecimento de ensino: José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos, mais conhecido por Zeca Afonso. Para além disso, “Sempre Zeca” pretende sensibilizar os alunos para a importância da Revolução dos Cravos, o momento mais emblemático da História contemporânea de Portugal.
Desde o 1.º período letivo que “Sempre Zeca” tem trazido às salas de aula muitas histórias, algumas delas vividas de uma forma ativa, e contadas na primeira pessoa por gente que conviveu com Zeca Afonso. Pudemos, por exemplo, aprender com os testemunhos relatados pelo avô de uma aluna do pré escolar e por alguns dos elementos da Associação José Afonso AJA.
Os nossos alunos ficaram assim a conhecer melhor Zeca Afonso. Era um bom homem, que lia e estudava muito, mesmo depois de a ditadura, em 1968, o ter proibido de ser professor. Foi nessa altura que se dedicou a dar explicações e a cantar com mais regularidade em coletividades, o seu meio predileto para interagir com o povo. Zeca Afonso tinha muitos amigos. Com eles, com uma guitarra e uma viola havia sempre alma para fazer se uma festa.
Aliás, foi o ambiente de pura solidariedade por si vivido, em 1964 e durante o festejo de um aniversário da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, que o inspirou a escrever o poema «Grândola, Vila Morena». Mais tarde, Zeca Afonso compôs a música que ficou para a História de Portugal, por ter sido usada como senha do Movimento das Forças Armadas que derrubou a ditadura no dia 25 de abril de 1974.
Durante a sua vida, antes e depois do nascimento da democracia, Zeca Afonso sempre lutou, com convicção e coerência permanentes, pela liberdade e fraternidade, princípios que para si estavam muito além das ideologias políticas.
Não estranha pois que “Sempre Zeca” tenha dado cor, voz, movimento e alegria à nossa escola. Os desenhos e as pinturas dos alunos, os poemas que leram, as canções que ouviram e cantaram, e as pesquisas e descobertas que fizeram, acabaram por constituir a energia necessária para o trabalho realizado ao longo do ano letivo 2015/2016, e que culminou com uma exposição patente no hall do estabelecimento de ensino EB Zeca Afonso, no final do mês de abril.
Corporizando um dos lemas marcantes de Zeca Afonso, “Traz Outro Amigo Também”, contámos com o empenho de todos os elementos da comunidade educativa, que se uniram em redor de Zeca Afonso. Acreditamos que “Sempre Zeca” trouxe às crianças e aos alunos a música e a poesia genuínas, mensageiras de esperança num mundo onde todos possam atingir um bom futuro.

EB Zeca Afonso, abril de 2016


JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top