AEJMS - Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos

Jun/2018

Clube de Ciências – ATIVIDADES DO 3º período


Durante o terceiro período os alunos desenvolveram diversos trabalhos. Deram continuidade aos fornos solares iniciados no 2º período. Com estes equipamentos vão poder aproveitar bem o Sol este verão e serão algo a não esquecer durante os piqueniques...

Depois foi a vez de se construírem instrumentos de ótica, os caleidoscópios. Houve muita imaginação, ficaram todos diferentes, mas muito bonitos!

Nas últimas aulas os alunos aprenderam com os fósseis, observaram alguns exemplares e fizeram moldes em gesso de Trilobites e Amonites.

No fim houve tempo para um lanchinho de despedida. Os petiscos estavam ótimos!…

As professoras do Clube desejam muito sucesso aos nossos aspirantes a cientistas e estão gratas por todos os momentos de partilha e convivência que ocorreram ao longo do ano letivo.
Boas férias!


As professoras: Paula Varanda e Sílvia Rodrigues



Abr/2018

Clube de Ciências - Atividades do 2º período


Neste segundo período, o Clube de Ciências continuou a surpreender os nossos “aspirantes a cientistas” com muitas experiências e aventuras.

Logo no início, começaram por investigar os bons e maus condutores de corrente elétrica, aproveitando-se também para explorar conceitos básicos de circuitos elétricos e testá-los.

Posteriormente, quisemos surpreendê-los com uma “explosão” de cores. Realizaram uma experiência que lhes permitiu compreender os conceitos de substâncias miscíveis e não miscíveis e de tensão superficial.

Na continuidade da experiência anterior, partiram para o mundo das esferas de óleo que flutuam.

Não querendo quebrar a onda de explosões, os nossos pequenos cientistas aventuraram-se pela investigação dos vulcões. Testaram uma erupção vulcânica explosiva e uma efusiva (calma).

Quisemos ainda que partilhassem mensagens secretas…

E depois, o que se seguiu? O tal slime de que tanto falavam! Com a persistência de um bom cientista, lá convenceram as professoras a testar uma receita da internet…

Seguiu-se um quebra-cabeças… Como encher um balão sem soprar?

E até usámos o gás, que se libertou durante a reação química, como extintor, para apagar uma vela.

E outro quebra-cabeças… Como colocar um ovo dentro de uma garrafa? Muitas ideias surgiram, mas, no final de contas, é tudo uma questão de diferenças de pressão… Fácil!

Para terminar em grande, desafiamos os nossos cientistas a construírem um forno solar. Estão prestes a terminar e já estamos todos a imaginar aquela tosta de queijo fantástica amiga do ambiente!

Foram muitos os desafios do 2º período, outros se seguirão… Os nossos aspirantes a cientistas continuam muito empenhados e com vontade de experimentar. Esperam-se mais surpresas e descobertas...




Jan/2018

Clube de Ciências - Atividades do 1º período


Este ano, na escola sede, está a ser dinamizado o Clube de Ciências, onde se propõem muitas experiências e aventuras na exploração do conhecimento científico. Começou com doze “aspirantes a cientistas” cheios de vontade de aprender e participar nas atividades propostas.

Começámos com a análise do Regulamento do Clube e, depois de aprenderem algumas regras de laboratório e simbologia de precaução, avançámos para uma abordagem mais prática. Construíram-se cartazes com os símbolos aprendidos e que serão expostos nas salas de Ciências.

Para comemorarem o Halloween, fizeram “Pega-Monstros”, com materiais de fácil aquisição para poderem repetir e impressionar em casa.

Fizeram pesquisa de campo com recolha de materiais e subsequente observação, usando lupas binoculares. Alguns alunos trouxeram materiais de casa, revelando curiosidade pelo que os rodeia.

Esperam-se novas aventuras cheias de curiosidade e gosto pelas Ciências…








Horário de Funcionamento

- 3ª feira das 11h45 às 12h30 ou

- 3ª feira das 12h30 às 13h15

Professores responsáveis

- Prof. Paula Varanda (FQ)

- Prof. Rosária Rocha (CN)

Como te podes inscrever?

Pede uma ficha de inscrição no PBX, preenche-a e entrega-a à funcionária que se encontra no local.

O grupo de “cientistas” será selecionado de acordo com a ordem de inscrição e motivos apresentados (máximo de 12 alunos).




AEJMS - Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos

 

Top