AEJMS - Agrupamento Escolar José Maria dos Santos



Rua Salgueiro Maia, 2955 - 101 Pinhal Novo
212387240
eb.salgueiromaia@aejms.net

Escola Básica Salgueiro Maia

A Escola Básica Salgueiro Maia foi reconstruída a partir da antiga Escola nº3, aproveitando-se apenas, da antiga escola, as paredes exteriores do ginásio. O edifício atual foi inaugurado dia 17 de setembro de 2009 e apresenta um espaço bastante moderno e funcional, ampliado no seu espaço de salas de aula para o 1º Ciclo e acrescentado com a valência de salas para a Educação Pré-Escolar.
A designação da escola foi obtida através do nome da rua onde se encontra situada a entrada principal "Rua Salgueiro Maia". No átrio é-nos oferecido comtemplar uma tela, composta por 12 painéis, pintados pela artista plástica Dina Piçarra e todos os alunos da escola, inaugurado a 25 de abril de 2016, com a presença dos diversos parceiros educativos.
Tendo sido uma escola que contou desde o seu início com um grande empenho e participação dos pais e encarregados de educação mantém uma relação de proximidade com a comunidade circundante.

Caracterização Física
A escola tem 11 salas de aula para o 1º Ciclo e 3 salas para o pré-escolar. O edifício está equipado com ginásio, refeitório, sala de professores e gabinete de atendimento, sala de coordenação, uma Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos e diversas casas de banho, arrecadações e um gabinete de isolamento.
Quanto ao espaço exterior, é composto por duas zonas distintas: uma para uso dos alunos do Jardim de Infância, com alguns aparelhos, e outro comum ao 1º Ciclo e Pré-Escolar, também equipado com aparelhos e um campo para a prática desportiva.

No ano letivo 2010/2011 a Escola reunia as condições para dar respostas às necessidades de algumas famílias. Assim foi criada uma Unidade de Ensino Estruturado transformando/equipando uma sala de aula.

Atualidade

No presente ano letivo, 2016/2017, houve necessidade de alargar a resposta na Educação Pré-Escolar aos 4 anos de idade e verificando-se um decréscimo nos alunos em idade escolar, converteu-se uma sala de aula em sala de atividade, passado assim a 4 o número de salas do Pré-Escolar e 8 turmas de 1º Ciclo, distribuídas duas turmas por cada ano de escolaridade.

Caracterização Humana
Pessoal docente:
Coordenadora da Escola – educadora Ana Luísa Silva
Professores:
Nesta escola exercem funções 11 professores, 6 educadoras. Dos docentes acima mencionados, 8 são professores com turma, assim como 4 educadoras.
Dos restantes professores três são docentes do Ensino Especial, e uma educadora que está dispensada da componente letiva. Exerce também funções, nesta escola, uma docente responsável pela dinamização da Biblioteca da Escola, a qual divide o seu horário entre esta escola e a Escola Básica Zeca Afonso.
Para além dos docentes já referidos, exercem funções neste estabelecimento os professores das Atividades Extracurriculares, num total de 8 distribuídos pelas várias áreas.
No Pré-Escolar desempenham funções na componente de Apoio à Família 4 professores distribuídos pelas diferentes áreas.
Pessoal não docente:
Na Escola exercem funções, no 1ºCiclo, 5 assistentes operacionais, colocadas pelo Ministério da Educação, sendo que duas também têm funções de apoio na Unidade de Ensino Estruturado.
No Jardim de Infância exercem funções 6 assistentes operacionais sendo que uma divide o seu horário com outra escola.
Alunos:
A escola é frequentada por 272 alunos, encontrando-se distribuídos da seguinte forma:
Pré-escolar - 91 crianças
1º Ciclo - 181 alunos.





Jun/2017

ESCRITORA ANA RITA FAUSTINO NA ESCOLA BÁSICA SALGUEIRO MAIA

por EB Salgueiro Maia

Dia 31 de março, último dia da "Semana da Leitura", a E.B. Salgueiro Maia recebeu a visita da escritora local Ana Rita Faustino que escreveu o livro “O Cotão Simão”

Ler +


Jun/2017

Movimento e dança em “Ginástica Fantástica”

por 2ºB - EB Salgueiro Maia

A turma 2º C da Escola Básica Salgueiro Maia esteve no Cineteatro S. João, em Palmela, no dia 25 de maio, para assistir às apresentações de outras escolas e participar nas atividades do “FANTASIARTE” com a coreografia denominada “Ginástica Fantástica”.

Ler +

AEJMS - Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos

 

Top