Dez/2022 por EB de Batudes
Na Escola Básicas de Batudes, no dia 21 de novembro (2ª feira) comemorou-se o Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança e a conversa começou assim:
“-Professoras, hoje não é o Dia Mundial da Criança, pois não?”
Na verdade, não é! O “Dia da Criança” comemora-se no dia 1 de junho e como é feriado no concelho de Palmela têm o dia inteirinho para festejar, mas também não se podem esquecer que como “ Agentes Eu Participo”, a vossa responsabilidade é continuar a conhecer os vossos direitos e a respeitar e a defender os direitos dos outros.
No dia 20 de Novembro acontece um aniversário muito especial, por isso é importante celebrarmos em conjunto este dia. Estou a falar-vos do Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança. Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, a ONU passa a reconhecer os direitos fundamentais de todas as crianças. Este reconhecimento resultou na elaboração da Convenção dos Direitos da Criança, um documento aprovado por 196 países que os obriga a cumprir regras, para que os direitos de todas as crianças possam ser garantidos. Por isso é tão importante assinalar o dia 20 de novembro de forma diferente. Viver no seio da família, ir à escola, ter assistência médica, poder ter opinião e participar parecem coisas banais, mas antes da Convenção de 1989 não era assim e, ainda hoje, apesar das regras terem sido alargadas, esta não é a realidade de milhões de crianças e adolescentes, vítimas de pobreza, de exploração, de violência e discriminação. Como ajudá-los a defender os direitos que são de todos?
“- Pois é professora, para isso existem direitos especiais, que devemos conhecer e divulgar para eu e todas as crianças podermos viver protegidas num ambiente familiar feliz, com amor e compreensão.”