JORNET - Jornal Escolar AEJMS

NOTÍCIAS

JORNET - Jornal Escolar AEJMS

Zeca Afonso, Cantor e Poeta do Povo

Mai/2024 por EB Zeca Afonso - 2º D e E



Era uma vez um homem chamado José Afonso, conhecido por todos como Zeca. Zeca não foi apenas um cantor. Foi um criador e comunicador de mensagens, usando como arma o seu condão musical simples, mas singularmente harmonioso.

Foi ouvindo algumas das suas músicas que os alunos das turmas D e E do 2.º ano da EB Zeca Afonso descobriram o segredo das suas mensagens. Zeca acreditava que a aliança entre as palavras e as músicas era mais forte do que a força da ditadura, e que essa aliança poderia trazer mudanças importantes na sociedade portuguesa.

Esse foi um dos temas abordados de “Conversas de Abril”, uma atividade prevista nos Planos de Turma. Dando seguimento a esta atividade, os alunos, organizados em grupos de trabalho, descobriram nas letras das canções de Zeca Afonso as mensagens escondidas sobre liberdade, esperança, justiça, luta coletiva. Além disso, ficaram a saber que uma das suas canções mais famosas é “Grândola, vila morena”. Esta música especial tornou-se um símbolo muito importante para o povo português na construção de um país mais feliz, justo e livre.

Hoje, volvidos 50 anos após o 25 de Abril, as músicas de Zeca Afonso ensinam aos nossos alunos que, mesmo quando os problemas parecem difíceis de ultrapassar, nada melhor do que unir esforços para não desistir, pois o trabalho e a coragem farão a diferença.

“Conversas de Abril” foi o mote para entrar noutra atividade: “À sombra de um Sobreiro”, do Projeto Socioeducativo da EB Zeca Afonso. A atenção que os alunos dedicaram a músicas emblemáticas de Zeca Afonso, tais como “Grândola, vila morena”, “Os vampiros”, “Traz outro amigo também”, “A formiga no carreiro”, “Enquanto há força” e “O que faz falta” deu azo à elaboração de um trabalho coletivo. Orientado para uma abordagem interdisciplinar, que envolveu as disciplinas de Educação Artística e Português, esse trabalho, foi exposto no jardim Zeca Afonso, de 23 a 30 de abril, juntamente com os das outras turmas da escola.

Sendo “A liberdade nas tuas mãos” uma atividade do PAA do Agrupamento José Maria dos Santos na qual os alunos estão neste momento a participar, eles tomaram a liberdade de dirigir algumas palavras a Zeca Afonso, ilustre cantor e poeta do povo. Palavras livres, simples, mas muito sentidas por crianças de sete e oito anos. Palavras diferentes por quem tem ainda tenra idade, mas semelhantes em sentimento e emoção às das músicas de Zeca Afonso, que tocavam os corações das pessoas e as faziam transformar os sonhos em realidade.


«Zeca Afonso conseguiu com as suas músicas encorajar o povo a lutar pela liberdade.»
Afonso Candeias, Martim Santos e Mateus Cardoso – 8 e 7 anos

«Zeca Afonso, a nossa música preferida é “Grândola vila morena”. O povo agradece-te a ti e a todas as pessoas que lutaram pela liberdade.

Quando a tua música tocou na rádio todos sabiam o que tinham de fazer, depois os soldados puseram os cravos nas espingardas.

Nós agradecemos-te muito Zeca Afonso.»

Brian Bação e Leonor Simão – 8 anos

«Zeca Afonso foste o herói que celebramos há 50 anos pela revolução que nos devolveu a liberdade. (…) Tu, deste sempre apoio à liberdade e nunca deste a mão à ditadura. Tu, deste coragem ao povo para sair à rua e lutar pela liberdade. Com a tua música “Grândola vila morena” o povo pensou nos seus direitos e na sua liberdade.»

Gabriela Serra e Margarida Romão – 8 e 7 anos

«Zeca Afonso, nós adoramos as tuas músicas. Se tu estivesses vivo, nós dávamos-te um abraço. Obrigada por te sacrificares por nós.

Zeca Afonso, nós adoramos-te. És incrível. Nós somos tuas fãs. As nossas músicas favoritas são “Os vampiros” e “A formiga no carreiro”. Nós ouvimos seis músicas tuas num trabalho escolar.

Zeca Afonso, nós queríamos ter-te conhecido. Achamos que tu foste preso injustamente.

Zeca Afonso, já estiveste em África. Lá, é fixe?»
Gabriela Souza e Irina Bronze – 8 anos

«Obrigado, Sr. Zeca Afonso, por escrever músicas inspiradoras para o povo ganhar força para a revolução.»
Gonçalo Gomes e Leandro Prazeres – 8 e 7 anos

«Queremos dizer-te que as tuas músicas, antes do 25 de Abril, encorajaram as pessoas, todas juntas, a lutar contra a ditadura.

Tu foste muito importante no 25 de Abril. Muito obrigado por trazeres a liberdade para nós. Também foste um belo professor.

E as músicas que mais gostamos são “Grândola vila morena”, “A formiga no carreiro” e “O que faz falta”. Nesta música, nós pensamos que tu pedias para lutarem todos pelo povo e nunca desistirem.»

João Oliveira e Martim Fera – 8 anos

«Gostaria de dizer obrigada por tudo. Pelas tuas músicas e por dares confiança ao povo. Um povo forte e confiante que estaria destinado a viver nas mãos da ditadura e da PIDE. Mas, graças a ti, Zeca Afonso, somos livres de dizer o que pensamos e de ler livros que antes eram proibidos.

Agora, mudando de assunto, quero dizer-te que eu fiquei triste ao pensar o quanto as pessoas sofreram, mas sou feliz por aquele tempo já ter passado e agora somos todos livres.»

Leonor Alves – 8 anos



JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top