JORNET - Jornal Escolar AEJMS
Sem registos.
JORNET - Jornal Escolar AEJMS

Dar Voz à Família... Uma bombeira!

Mai/2024 por EB Zeca Afonso - 2ºE



A vinda das famílias à escola é uma atividade que tem sido uma experiência valiosa e enriquecedora, por ligar o currículo à vida real e promover aprendizagens significativas.

Graças ao genuíno envolvimento das famílias, os alunos mostram se sempre bastante interessados e participativos. Colocam inúmeras questões, esclarecem a sua curiosidade, e no fim adquirem muitos conhecimentos. Desta vez, marcou presença na sala de aula a mãe da Leonor Alves.

Como era de esperar, esta foi mais uma atividade que superou largamente as expetativas dos alunos. Nada melhor para retratar a vinda desta mãe do que os textos escritos pelos alunos, os seus desenhos e as fotografias tiradas nesse dia.

Fica o nosso melhor agradecimento à Débora Alves, que no encerramento do 2.º período letivo proporcionou aos alunos uma tarde que certamente não esquecerão. Bem-haja!

«O que eu gostei mais foi de aprender que o oxigénio é o maior amigo do fogo. Eu pensei que era a eletricidade.
Também gostei muito de aprender a fazer reanimação e de pôr o capacete.
E no final, a mãe da Leonor deu-nos um saco com um chupa, dois autocolantes e um carro de bombeiros. Eu adorei!».

«No dia 22 de março, a mãe da nossa Leonor veio à escola ensinar a ser bombeiro. Quando entrou na sala, abriu a porta com toda a força e começou a dizer: “Onde é que está o fogo?”
Depois disse o nome de alguns objetos do trabalho dela e também disse como é que se ajuda alguém:
- 1º- fazemos reanimação trinta vezes;
- 2º - fazemos respiração boca a boca duas vezes.»

«Eu e os meus amigos estávamos a trabalhar e, de repente, apareceu a mãe da Leonor. Ela vinha com um fato e de luvas e tinha um extintor na mão. Eu fiquei assustada quando a mãe da Leonor apareceu.
A mãe da Leonor ensinou-nos como trabalham os bombeiros e a fazer respiração boca a boca. Recebemos um lápis, um carro e um chupa.»

«No dia em que a mãe da Leonor veio à sala, a nossa professora pregou-nos uma partida. Disse-nos que a mãe da Leonor já não nos vinha visitar. Eu e os meus amigos acreditámos, mas quando a mãe da Leonor chegou… pregou-nos um susto.
Os meus amigos vestiram o colete e mexeram na lanterna da mãe da Leonor.
Ela também trouxe um extintor, umas luvas e um manequim.»

«A mãe da Leonor tem duas profissões e veio falar de uma delas.
Ela escreveu muitas palavras no quadro e deixou vestir o casaco dela.
Ensinou-nos como se ajuda uma pessoa numa casa com fogo e como se anda numa casa com fogo. Temos sempre que andar de gatas, nunca podemos andar de pé.»

«Eu adorei a visita da mãe da Leonor. Eu fiquei muito assustado quando ela entrou e disse: “Onde é o fogo?” E eu, ao mesmo tempo fiquei feliz.
Logo a seguir a mãe da Leonor deixou-nos colocar a touca, o capacete e o casaco. E mostrou-nos como se fazia reanimação.»

«No último dia de aulas do 2.º período, dia 22 de março, tivemos a visita de uma bombeira, que é a mãe da Leonor. Estávamos na sala e, de repente, ela aparece completamente fardada como se estivesse à procura de um incêndio.
Trazia na mão um extintor e uma lanterna e começou à procura de algo que fizesse fumo. Rastejou por baixo das mesas, procurou dentro das mochilas, dentro dos bolsos, dos casacos e dos estojos. Como não encontrou nada para apagar perguntou se alguém estava doente.
Uma vez que estava tudo bem, e para não perder a viagem, a bombeira resolveu ensinar à turma o que os bombeiros fazem. Disse-nos como se chama o seu equipamento (EPI - Equipamento de Proteção Individual), os nomes dos carros e os tipos de incêndio que há (urbanos, industriais e florestais). Além disso, também ensinou que os bombeiros também fazem emergência pré-hospitalar, socorrendo pessoas vítimas de acidente ou de doença súbita.
Os momentos mais divertidos da visita foram quando nós vestimos a farda e fizemos reanimação no manequim que se chama Aninhas.
Por fim, a mãe da nossa colega Leonor distribuiu prendinhas a todos. Gostámos muito de a ter na nossa sala de aula.
Assim se acabou, de forma divertida, o 2.º período e começaram as férias da Páscoa.»





JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top