AEJMS - Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos

Bibliotecas do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos

JORNET - Jornal Escolar AEJMS

VISITA DA ILUSTRADORA ANA RITA ANDRADE

Mar/2012 por Biblioteca EB23JMS



ANA RITA ANDRADE, advogada de profissão e ilustradora nas horas vagas, visitou a Biblioteca da nossa escola, no dia 6 de Fevereiro de 2013, para partilhar com os nossos alunos um pouco do seu mundo enquanto ilustradora.


E por se tratar de livros … OUTROS MODOS DE LER


Questionada pelos alunos, referiu que a dualidade de ser advogada e ilustradora vem desde pequenina, uma vez que pertence a uma família onde há muitos advogados e também porque, desde sempre, se lembra de gostar de desenhar, gosto que se transformou em paixão, tendo para isso contribuído o incentivo de familiares e amigos para que aperfeiçoasse o seu «traço» e investisse naquilo de que gostava. «Tudo na vida exige esforço e dedicação», disse «… e os desenhos são a recompensa desse esforço».
Falou da ilustração «… há casos em que a ilustração fala por si: não há texto, não há palavras; outros há em que não há cor». Disse que «… os traços são diferentes consoante a época em que são desenhados». Deu a conhecer técnicas usadas, mostrou os materiais preferidos, falou do uso da cor. Disse que tem um
«Caderno de Esboços» que a acompanha para todo o lado. Incentivou os alunos a escreverem e a ilustrarem os seus textos ou a ilustrarem os textos dos seus colegas.
Sempre em interação com os alunos, disse que «… as ilustrações fazem parte da vida e transmitem muitas coisas. Depende de como as olhamos». Continuou dizendo «… quando ilustro, leio o texto com muito cuidado para captar os pormenores, mas tudo o resto é espaço de criatividade. O desenho é libertador, não impõe limites».
Texto e desenho cruzam-se, completam-se. São outros modos de ler os Homens e o Mundo.


 

 

 


# ACONTECEU NA BE



ENCONTRO COM O ESCRITOR E PADRE JOSÉ LUÍS BORGA


AEJMS - Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos

 

Top