AEJMS - Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos



A Escola Básica António Santos Jorge foi reconstruída a partir da antiga Escola nº 1, com um tipo de construção de Plano Centenário, inaugurada em 1950.
Desde então já sofreu várias alterações de ampliação sendo a primeira em 1963.
A 4 de Outubro de 1997 foi reinaugurada, após ter sido remodelada e ampliada, ficando com o aspeto atual.

Localização:
Esta escola está situada no centro do Pinhal Novo tendo o privilégio de usufruir de um leque de recursos da comunidade. Situa-se paredes meias com a sede da Junta de Freguesia, encontra-se muito próxima do Quartel de Bombeiros e do Estádio de futebol António Santos Jorge.
Por estar localizada no centro da vila, encontra-se completamente exposta aos olhares de quantos passam e muitas vezes param observando as atividades que os alunos estão desenvolvendo, prejudicando assim o seu desempenho. Além disso provoca constrangimento ser observado em momentos de lazer ou de trabalho. Já muitos “observadores” têm sido aconselhados a seguir o seu caminho e a não fotografar ou filmar quaisquer atividades ou pessoas.
Patrono: António Santos Jorge
A herança deixada por seu tio José Maria dos Santos, falecido em Abril de 1913, transformou António dos Santos Jorge (1866-1923) um dos proprietários da Herdade de Rio Frio, em Pinhal Novo, Palmela.
Pouca informação existe sobre a atividade desenvolvida por António Santos Jorge nas suas herdades. Terá sido durante o tempo de António Santos Jorge que foi edificado o Palácio de Rio Frio, em 1918. António dos Santos Jorge casou com a sua prima, Maria Antónia Cândida dos Santos Lupi.

Caracterização Física:
A escola dispõe dos seguintes espaços: duas salas de pré - escolar com dimensões previstas para 25 crianças por sala; cinco salas de aula de 1.º ciclo; ginásio; biblioteca/centro de recursos educativos; cozinha; espaço polivalente que é utilizado como refeitório; dois pátios cobertos, instalações sanitárias e pequenas arrecadações. Existe ainda uma sala de professores/funcionários e um gabinete de coordenação.
O espaço exterior tem boas dimensões. Possui alguns equipamentos/brinquedos infantis, dois bebedouros e frondosas árvores (3 plátanos e um vidoeiro).
É um imóvel bem cuidado e agradável, situado no centro da Vila.

Caracterização Humana:
- Coordenadora de Escola: é a docente que faz a ligação com a escola sede de Agrupamento e gere o funcionamento do edifício. Tem a função de promover o diálogo e a solução de pequenos problemas que vão acontecendo no dia a dia desta comunidade e de manter o órgão hierárquico informado de tudo o que se passa na escola.

Alunos:
Esta escola tem capacidade para duas turmas de pré e cinco turmas de 1º ciclo, que em condições normais perfaz um quantitativo de 170 alunos.

Pessoal docente:
De acordo com os alunos e a dimensão da escola, trabalham diariamente aqui 5/6 professores e 2 educadoras; a docente bibliotecária, a docente de apoio especial e a docente de inglês, cumprem tempo parcial neste estabelecimento, dada a dimensão do mesmo. O apoio educativo está a cargo da Coordenadora de Estabelecimento.
Para além dos docentes já referidos, exercem funções neste estabelecimento professores das Atividades Extracurriculares, da Associação de pais e encarregados de Educação da EB. Zeca Afonso.
No Pré-escolar desempenham funções nas Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), professores da responsabilidade da Câmara Municipal de Palmela.:.

Pessoal não docente:
Esta escola dispõe de 3 assistentes operacionais (nº insuficiente) que zelam pela segurança, higiene e bem-estar de quantos frequentam a escola.
Ao nível do pré-escolar trabalham duas assistentes operacionais em sala de aula e outras duas assistentes operacionais a tempo parcial, garantem o acompanhamento das AAAF no final do dia.
O refeitório é gerido por funcionárias ligadas à empresa – ITAU - responsável pela gestão do mesmo com supervisão da Câmara Municipal de Palmela.


Avª Humberto Delgado, nº23 , 2955 - 115 Pinhal Novo
212387700
eb.antoniosantosjorge@gmail.com





Abr/2021

A primavera chegou dia 20 março

por EB António Santos Jorge - 3ºC

Quando chega a primavera os pássaros vêm para o nosso país para criarem as suas crias.

Ler +



Nov/2019

Viva o outono!

por EB António Santos Jorge

Os alunos da EB António Santos Jorge elaboraram um cartaz, o qual exprime o seu modo de “ver” e de “sentir” a estação do outono.

Ler +


Mai/2017

Spring – Primavera

por 4ºE - EB António Santos Jorge

Poema elaborado pelos alunos do 4º E da Escola Básica António Santos Jorge no Dia Mundial da Poesia.

Ler +


Abr/2017

Em fevereiro e março aconteceu…

por EB António Santos Jorge

Em parceria com o Museu Municipal de Palmela os alunos das várias turmas partem à descoberta do Concelho e de todas as Nossas riquezas, quer sejam naturais, quer sejam culturais: Museu da Música Mecânica; Visita ao Castelo; Conhecer o Centro Histórico de Palmela e Espaço Fortuna.

Ler +


Fev/2017

Na EB António Santos Jorge aconteceu…

por Pré-Escolar - EB1 António Santos Jorge

O início do 2º período ficou marcado com o arranque de alguns projetos.

Ler +


Fev/2017

Em janeiro aconteceu…

por 3º e 4º ano - EB António Santos Jorge

Na EB António Santos Jorge o mês de janeiro pareceu voar. Muita coisa foi feita. Muito se aprendeu. Muito se questionou e todos cresceram mais um bocadinho.

Ler +


Jan/2017

O que andámos a fazer... no Jardim Infância da Escola Básica António Santos Jorge

por Pré-Escolar - EB1 António Santos Jorge

Muita coisa aconteceu antes da interrupção do Natal. Mas, como sempre, andámos tão atarefados que o tempo para publicar mensagens foi muito curto...

Ler +


Dez/2016

27.º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança

por 4ºE EBASJ

Como forma de assinalar o dia 20 de novembro, data da assinatura da Convenção sobre os Direitos da Criança, o 4.º ano, turma E, da professora Elisabete Faria, da Escola Básica António Santos Jorge desenvolveu várias actividades.

Ler +


Nov/2016

Dia das Bruxas

por Pré-Escolar - EB1 António Santos Jorge

Na Escola Básica António Santos Jorge, a turma do Pré-Escolar festejou o Dia das Bruxas.

Ler +


Nov/2016

Em outubro aconteceu…

por Pré-Escolar - EB1 António Santos Jorge

Na Escola Básica António Santos Jorge, a turma do Pré-Escolar levou a cabo algumas atividades para celebrar o DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO.

Ler +


Out/2016

Este ano somos 21 meninos e meninas

por Pré-Escolar - EB1 António Santos Jorge

"Este ano somos 21 meninos e meninas. Quase todos temos os cinco anos feitos e alguns estão já a fazer os seis.

Ler +

AEJMS - Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos

 

Top